O QUE É O FATOR DE SERVIÇO DE UM MOTOR ELÉTRICO.


Fator de serviço é representado pelas letras (FS), sendo ele um multiplicador que, quando aplicado à potência nominal do motor elétrico, indica a carga que pode ser acionada continuamente sob tensão e freqüência nominais e com limite de elevação de temperatura do enrolamento. A utilização do fator de serviço implica uma vida útil inferior aquela do motor com carga nominal. O fator de serviço não deve ser confundido com a capacidade de sobrecarga momentânea que o motor pode suportar. Para este caso, o valor é geralmente de até 60% da carga nominal durante 15 segundos. Quando o fator de serviço FS = 1,0 significa que o motor não foi projetado para funcionar continuamente acima de sua potência nominal. Isto, entretanto, não muda a sua capacidade para sobrecargas momentâneas. A IEC 60034-1 especifica os fatores de serviço usuais por potência.

Exemplo:
Um motor com a corrente de 8,7A e FS 1,15, Sua corrente máxima admissível = 8,7A x 1,15 = 10,00A. Sendo assim seu motor pode funcionar em regime continuo com uma corrente de 10A, desde que a temperatura do seu motor seja respeitada, conforme a sua classe térmica.









3 comentários:

  1. Bom dia Helloiza, sou de MG e pra mim fica difícil te passar essa informação, pois não conheço sua região. Mas caso ajude, pesquisa no google lojas de materiais elétricos na sua região, acredito que ache facilmente.

    ResponderExcluir
  2. Show! Muito obrigado pela explicação!

    ResponderExcluir