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PARTIDA COMPENSADA OU POR AUTOTRANSFORMADO FEITA NO CADESIMU E DISPONIVEL PARA DOWNLOAD.


GALERA, ESTOU DISPONIBILIZANDO PARA DOWNLOAD  A PARTIDA COMPENSADORA OU POR AUTO-TRANSFORMADO  FEITA NO CADSIMU E PRONTA PARA SIMULAR. FIQUEM A VONTADE PARA FAZER O DOWNLOAD AO FINAL DA PAGINA. QUALQUER DUVIDAS DEIXE  UM COMENTÁRIO AQUI NO POST.

partida compensadora ou chave compensadora é utilizada para partidas sob cargas de motores de indução trifásicos com rotor em curto-circuito, onde a chave estrela-triângulo é inadequada. A norma prevê a utilização desta chave para motores, cuja potência seja maior ou igual a 15 CV. Esta chave reduz a corrente de arranque, evitando sobrecarregar a linha de alimentação. Deixa, porém, o motor com conjugado suficiente para a partida.

A tensão na chave compensadora é reduzida através de um autotransformador trifásico que possui geralmente taps de 50%, 65 % e 80% da tensão nominal.

Durante a partida alimenta-se com a tensão nominal o primário do autotransformador trifásico conectado em estrela e do seu secundário é retirada à alimentação para o circuito do estator do motor.

A passagem para o regime permanente faz-se desligando o autotransformador do circuito e conectando diretamente a rede de alimentação no motor trifásico.

Este tipo de partida normalmente é indicado para motores de potência elevada, acionando cargas com alto índice de atrito, tais como, como acionadores de compressores, grandes ventiladores, laminadores, moinhos, bombas helicoidais e axiais     (poço artesiano),britadores,        máquinas acionadas por correias, etc.




31 comentários:

  1. Boa Noite gostaria de saber se posso ligar um auto-transformador para alimentar máquinas de solda,no momento elas são ligadas em 220 volt Trifásico.
    Meu problema é o seguinte a rede de alimentação do Galpão não atende mais a demanda,pela qual foi projetada temos apenas uma rede 220 trifásica cabo de 16 mm.
    Queria uma solução de momento até podermos acertas as finanças e fazer um subestação completa.
    Aguarda a ajuda...Dá um socorro ai!
    Victor Pereira

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    1. Apesar de ter passado 2 anos, ainda vou responder essa pergunta. Caro Victor, a utilização de um autotransformador em um motor é para reduzir a corrente de pico de motores rotativos e aumentar a vida útil desses e não para economizar energia. No seu caso, o jeito é um redimensionamento de disjuntores, tomadas e cabos mesmo

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  2. olá TANDLER muito bom seu blog ta de parabéns... Gostaria de tirar uma dúvida, aqui onde eu trabalho tem um motor de 30 cv com o comando chave compensada, ligado a uma esteira trasportadora, o auto trasfomador esta em 80%, cuja o dijuntor motor esta coretamente dimencionado com réle termico de 32A a 40A mais mesmo assim o dijuntor motor cai umas 3 a 4 vez para que a partida seja efetuada corretamente...Gostaria de saber o que posso fazer para resolver esse problema?Deje já muito obrigado!!!

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  3. em qual tensão esta ligado seu motor? observe o tempo da partida ok pode esta longo fazendo então atuar o disjuntor motor ok...e outra aconselho trocar o disjuntor assim tirando a dúvida sobre o mesmo ok...

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  4. Aqui alimentação do motor e 440v...vou diminuir o tempo para ver o que vai dar...no final não entedir e para mim trocar o dijuntor motor por outro igual?Obrigado pelas dicas abraços!!!

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  5. A partida com autotransformador é a mesma chave compensadora?

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  6. Se tenho a partida no tap 50% qual seria a redução na corrente de partida do motor?

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  7. E ai amigo td bem?
    sei que a chave compensadora tem praticamente a mesma função da estrela triangulo, só q tenho uma dúvida, posso liga-la em tensões de 380V e 440V ou apenas em 220V?

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    1. A diferença da partida estrela triângulo da compensadora e a seguinte :
      Estrela-Triângulo : O motor deve partir sem carga.
      Compensadora : Recomendada em casos que o motor parta com carga, pois possui um torque maior que a partida Estrela-Triângulo.

      Para fazer um partida Estrela-Triângulo a menor tensão do motor tem que ser igual a da rede no caso de Goiás que temos 380v trifásico a placa do motor teria q ser 380/660(V). Em Minas Gerais que temos 220v trifásico a placa do motor seria 220/380(V).

      Obs: Para ligar o motor na menor tensão o fechamento e Triângulo Δ.

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  8. Olá Tandler, parabéns pelo blog, estou aprendendo muito com seus artigos.
    Se puder me ajudar ai vai uma duvida. Consigo partir um motor de 150cv com corrente nominal de aproximadamente 185A em um determinado ponto de uma industria onnde tenho um transformador de 225 kva que rebaixa minha potencia de 13800volts para 440 volts. A duvida é que nao sei se esse transformador vai conseguir suporta o pico desse motor na partida.
    Obs: esse motor tem uma compensadora montada para auxiliar na partida.

    Obrigado e estou no aguardo.

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  9. E ai amigo td bem?
    sei que a chave compensadora tem praticamente a mesma função da estrela triangulo, só q tenho uma dúvida, posso liga-la em tensões de 380V e 440V ou apenas em 220V?

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  10. o que são aletas de um trafo?
    obrigado

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    1. Basicamente o trocador de calor do transformador.

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  11. td bem?
    na partida com auto transformador, é necessário 3 tres pontas. No caso de um motor de 12 pontas devo reduzi-las para 3 pontas? Ou seja para duplo estrela ou para duplo triangulo dependo da tensão de rede.
    agradeço

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  12. Não consegui fazer o download do arquivo para cadesimu! Teria outro link para ser disponibilizado? Obg

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  13. tandler fiz um questionamento sobre o rele termico , mas nao consegui me cadastrar corretamente no seu blog porem vou continuar tentando, sou eletricista e tenho curso tecnico em mecatronica e muitas coisa nao vi no curo como auto trafo por exemplo como faser o comando com segurança (de no caso um so auto ligar 6 motore porem individualmente) meu email e gilbertobrasil19@hotmail.com

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    1. você só consegue se estipular um tempo bem maior da primeira partida para a segunda, a terceira ate a sexta. pelo contrario o auto Trafo vai esquentar tanto que abrira sua proteção térmica.

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  14. Sou Eletricista e Gostei muito de ter encontado esse bloger, é muito bom...!!!

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  15. Gostaria de saber se as seguintes tensoes podem ser ligadas da maneira citada acima, 220V, 380V,440V e 760V.

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  16. Gostaria de saber se as seguintes tensoes podem ser ligadas da maneira citada acima, 220V, 380V,440V e 760V.

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    1. OLA MINHA QUERIDA, SOU ELETRICISTA HA ALGUNS ANOS. E PARA TE FALAR A VERDADADE NAO CONHECO MOTORES COM A (U) EM 760V. ELES SAO 110, 220 , 380 E 660 V. COMSIDERANDO QUE PARA LIGAR UM MOTOR EM 660V, ELE TERA QUE TER NO MINIMO 6 PONTAS.

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  17. LOGO NO INICIO DA PAGINA HA DUAS SETAS INDICANDO DOIS ASSESSORIOS. PARA QUEM NAO OS CONHECEM ESSES ASSSESSORIOS. ELES SAO CONHECIDOS COMO RETENTORES. AS FINALIDADES DELES SAO PARA RETER A GRAXA NA TAMPA DO MOTOR EVITANDO QUE A MESMA SE TRANSBORDA.

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  18. Na realidade, Motores elétricos trifásicos dependendo de seu enrrolamento, podem trabalhar com as seguintes tensões: 220V; 380V; 440V e 760V.

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  19. Se vc dá partida no motor com a tensão reduzida, no caso da compensadora, o que faz com que a corrente de partida diminua ao invés de aumentar o que é normal quando se parte um motor com uma tensão menor que a nominal?

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  20. qual a principal diferença da partida compensadora para a partida estrela triângulo?

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  21. como faço para transformar chave compensadora 220/para 380

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  22. Boa noite, sou estudante de elétrica, e gostaria de saber, qual relé de tempo é o mais indicado para montagem de uma chave compensadora, se é com retardo na energização, ou existe algum específico para este fin? aguardo resposta. att: Daniel Borges.

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